O que nos distingue

Coordenação por Anos de Escolaridade

Ao contrário do que, habitualmente, encontramos na organização das funções dos vários colaboradores de um Estabelecimento de Ensino, no nosso Colégio distinguem-se os Coordenadores de Ano.

O Coordenador é o professor responsável por todas as turmas do mesmo ano de escolaridade e é quem estabelece a comunicação entre o Colégio e os Encarregados de Educação, partilhando com estes toda a informação pertinente e recebendo dos mesmos todos os dados para que o aluno se sinta o mais feliz e confortável possível dentro da Nossa Casa. Naturalmente, encontra-se sempre disponível para atender às preocupações dos mesmos, sejam elas de maior ou menor importância.

A grande mais-valia deste tipo de organização é o facto de os Coordenadores acompanharem o aluno ao longo de todo o seu percurso escolar. No ensino Pré-escolar, a Educadora tem a responsabilidade de orientar os seus alunos numa fase de adaptação ao meio escolar. Ao longo de todo o 1.º ciclo, o aluno é orientado pelo mesmo Coordenador. Posteriormente, na passagem para o 2.º ciclo, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, os nossos alunos têm o acompanhamento de um Coordenador ao longo de todo este percurso. Acreditamos que este sistema permite conhecer o aluno de forma aprofundada, não só a nível académico, como também pessoal. O Coordenador e a Educadora estão sempre próximos dos alunos das turmas que coordenam e são quem se mantém sempre atento a todas as necessidades de cada um, atendendo às suas características e ao conhecimento que vão adquirindo, ao longo dos anos, relativamente a cada um dos seus alunos. Tornam-se, para o aluno, orientadores fundamentais e confiáveis, alguém a quem recorrer e partilhar qualquer tipo de preocupação.