Projeto Cofinanciado pela UE

Data de início | 01-06-2020
Data de conclusão | 30-11-2020
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 12 617,50 €

Objetivos, atividades e resultados esperados

Os objetivos do projeto GCU – ADAPTAR a tempos de COVID-19 - são a qualificação do GRANDE COLÉGIO UNIVERSAL e seus processos, adaptando o seu espaço, métodos de organização de trabalho, ferramentas de ensino, medidas de higienização e proteção, às novas condições da doença COVID-19, garantindo o cumprimento das orientações estabelecidas pelas autoridades competentes, nomeadamente as orientações da DGS, protegendo a saúde de toda a comunidade educativa e continuando a providenciar apoio pedagógico de qualidade.

No âmbito da COVID-19 foi anunciado para Portugal um plano de desconfinamento do Conselho de Ministros de 30/04/2020. A reabertura do colégio aos 11º e 12º anos ocorreu a partir de 18/05/2020 e a reabertura do pré-escolar ocorreu a 01/06/2020. Está prevista a reabertura a todos os ciclos e anos escolares em setembro de 2020. A reabertura do GRANDE COLÉGIO UNIVERSAL está a ser preparada, faseadamente, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Medidas importantes de saúde pública no que se refere à prevenção de contágio por SARS-CoV-2 baseiam-se em distanciamento físico, lavagem e desinfeção frequente das mãos, higiene/etiqueta respiratória, higienização exaustiva dos espaços e objetos (contemplada no Plano de Higienização traçado pelo GRANDE COLÉGIO UNIVERSAL), e utilização de Equipamento de Proteção Pessoal.

Para além de todas as medidas essenciais para a prevenção e controlo de infeção, é importante que o GRANDE COLÉGIO UNIVERSAL continue a providenciar o ensino e apoio pedagógico de qualidade que o caracteriza, adaptando-se a exigências de funcionamento que incluem, por exemplo, a redução de tamanhos de turmas, combinação de aulas presenciais menos frequentes com a continuação de ensino a distância, providência simultânea de aulas presenciais e por streaming, avaliação à distância, etc.

Assim, para a execução do projeto GCU - ADAPTAR a tempos de COVID-19, tendo em consideração os dois pilares SAÚDE e ENSINO, estão contemplados os seguintes investimentos para adaptação às exigências dos tempos de COVID-19:

• Aquisição e instalação de equipamentos de dispensa automática de desinfetantes.

• Reorganização e adaptação da cantina e respetivo lay-out por forma a garantir o distanciamento físico e medidas de higiene adequadas e em linha com as orientações existentes.

• Barreiras em acrílico para a secretaria, portaria e cantina.

• Materiais para marcação de distanciamento físico no chão.

• Contratação de serviços de desinfeção das instalações, complementares às ações de higienização da equipa residente do GRANDE COLÉGIO UNIVERSAL.

• Contratação de serviços de consultoria especializada para adaptação do modelo de funcionamento do colégio, lay-out das instalações, elaboração de planos de contingência e de boas práticas, para adaptação aos novos desafios da pandemia COVID-19, com especial incidência na preparação para o próximo ano letivo.

• Adaptação dos softwares de ensino à distância.

• Despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas na validação da despesa dos pedidos de pagamento do projeto.