Com o objetivo de comemorar o dia de aniversário de Charles Darwin – um naturalista de referência do século XIX, nascido a 12 de fevereiro de 1809 – a Biblioteca do Colégio, no âmbito da oficina “Eu leio, tu ouves, juntos aprendemos!”, dinamizou um conjunto de atividades em sua homenagem. Além da exposição com a biografia do autor, foram organizadas sessões de leitura de excertos de textos sobre a sua vida e a sua obra.
Para tão nobre missão e, segundo o Darwinismo, entre a “variabilidade intraespecífica” dos nossos discentes, duas alunas do 11.º ano, com grande generosidade, voluntariaram-se, superando todos os desafios que o ambiente lhes proporcionou e evidenciaram as suas capacidades de comunicação, bem como um bom domínio dos conhecimentos científicos. Para as ouvir, foram convidados os alunos do 8.º ano, que, com a curiosidade e o interesse que lhes são característicos, puderam conhecer melhor quer a retórica de Darwin quer como ocorre a evolução das espécies.
“Como a teoria da seleção natural implica a existência anterior de um interminável número de formas intermédias, ligando todas as espécies em cada grupo por gradações tão sensíveis como o são as nossas variedades actuais, pode perguntar-se porque não vemos em nosso redor todas essas formas de ligação. (…) Como a seleção natural atua exclusivamente pela acumulação de variações favoráveis, sucessivas e ligeiras, não pode produzir modificações grandiosas ou súbitas.” Darwin, C., A Origem das Espécies, páginas 345 e 351).