Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação, Orientação Vocacional e Apoios Educativos

Intervenção psicológica e psicopedagógica

O SPO disponibiliza a possibilidade de acompanhamento individual a todos os alunos. Cada processo é personalizado e adaptado às necessidades identificadas, desde a intervenção em problemáticas de saúde mental, desenvolvimento de competências pessoais e de relação com os outros, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento de métodos de estudo, entre outros. Este serviço contribui, assim, para o desenvolvimento integral e construção do projeto de vida de cada aluno.

Desenvolvimento de competências transversais

O SPO contribui para a formação de cidadãos autónomos, responsáveis, solidários e conscientes através da dinamização de atividades em turma no âmbito das áreas temáticas da Educação para a Cidadania. Para além disso, são também realizados Grupos de Desenvolvimento, em pequeno grupo e mediante inscrição, que pretendem promover a inteligência emocional, gestão da ansiedade, autorregulação do comportamento e outras temáticas ajustadas à faixa etária dos diferentes alunos.

Educação Inclusiva

O SPO coordena a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, sendo responsável pela implementação e monitorização do decreto-lei 54/2018. Deste modo, participa no processo de determinação da necessidade de adoção de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, implementação e avaliação para promover o desenvolvimento integral e o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Orientação Vocacional

O SPO dinamiza Programas de Orientação Vocacional destinados aos alunos de 9.º e 12.º anos, que pretendem promover uma escolha mais consciente e informada para o futuro. Todas as atividades se baseiam no modelo de ação-reflexão das dimensões interesses, valores e competências, privilegiando a exploração de oferta formativa disponível e o contacto com profissionais e antigos alunos. O Programa de 9.º ano decorre em pequenos grupos e o de 12.º ano é de carácter individual, sendo que a participação nestes Programas carece de inscrição.

Consultadoria e Aconselhamento Psicoeducacional

O SPO participa em diversos momentos com Encarregados de Educação, Coordenadores de Ano, Professores e outros técnicos, com vista a providenciar estratégias de intervenção com os diferentes elementos próximos dos alunos e promover uma intervenção sistémica e articulada com toda a comunidade escolar.

© 2024 Grande Colégio Universal

crafted by: provider.pt | web artisans