2022-03-20
Dia Internacional da Felicidade- Educar com Amor
A propósito da Comemoração do Dia Internacional da Felicidade - a 20 de março - , os alunos do 7º. ano desenvolveram um projeto multidisciplinar, no âmbito da iniciativa Ensinar Integrando.
A partir da leitura da obra "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda, na disciplina de Português, os alunos refletiram sobre a importância dos sentimentos, das emoções e dos afetos:" E, afinal do que precisamos nós para sermos felizes?
O projeto iniciou-se pela visualização de curtas-metragens com o intuito de agitar as suas consciências, até que chegassem às conclusões finais. O passo seguinte foi decorar a "Parede da Felicidade", escrevendo um poema da sua autoria, em que definissem a essência daquele sentimento. Seguiu-se toda uma dinamização desta temática com as restantes disciplinas:
-construíram uma fórmula Matemática que os levasse a atingir esse estado de espírito;
-em Inglês, escreveram e partilharam a sua definição-ilustrada de Felicidade;
-em Geografia, desenharam o esboço de um lugar que lhes trouxesse memórias ou sensações de felicidade;
-em Físico-Química, a partir da música "O lado lunar", de Rui Veloso, estabeleceram uma analogia entre os movimentos do Sol e da Lua e a forma como estes fenómenos naturais influenciam as nossas emoções;
-em Ciências Naturais, abordaram as condições de formação dos minerais, associando as formas e as cores dos mesmos com sensações de bem-estar e satisfação pessoal.
-em Educação Visual, os alunos construíram uma "Caixa dos Afetos", que decoraram com o seu autorretrato, onde guardarão fotografias, textos e objetos pessoais, símbolos de Felicidade para cada um.
Foi um projeto ambicioso, que provou que a escola pode sair das suas paredes e ser mais do que aquilo que está escrito nos manuais. Nestas aulas, ensinou-se (ainda mais...) com o Coração!